Catálogo eletrônico de jogos digitais relacionados às habilidades BNCC
Inúmeros jogos digitais podem ser utilizados para apoiar o ensino e aprendizagem na educação básica, no intuito de motivar os alunos, estimular a cognição e desenvolver habilidades essenciais. Neste contexto, a seleção de jogos digitais disponíveis na Internet demanda esforço considerável dos professores, ao propor atividades pedagógicas que desenvolvam habilidades definidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para solucionar esse problema, o objetivo deste projeto é desenvolver um catálogo eletrônico de jogos digitais utilizáveis para apoiar o ensino e aprendizagem no Brasil, relacionando-os às habilidades definidas pela BNCC, com base em uma adaptação da taxonomia CSG (Comprehensive Serious Game), proposta por de Lope e Medina (2016).
Os resultados deste projeto contribuem, em parte, para alcance do objetivo de desenvolvimento sustentável (ODS): Educação de qualidade, principalmente porque permite que professores selecionem jogos adequados para motivar os alunos, desenvolver suas habilidades e obter resultados de aprendizagem satisfatórios e relevantes. O principal resultado esperado é o catálogo eletrônico de jogos digitais relacionados às habilidades da BNCC, o que pode beneficiar não só educadores, mas desenvolvedores de jogos, ao possibilitar a pesquisa por componentes curriculares carentes de jogos digitais.
Componentes do projeto:
Professora Coordenadora: Maria Alciléia Alves Rocha
Bolsista PIBIC-IFF: Valmir Monteiro Júnior