Immuno Rush
| Componente | Ciências da Natureza e suas Tecnologias |
| Etapa | Ensino Médio |
| Ano / Faixa | 1° ano ao 3° ano (EM) |
| Habilidade | EM13CNT207 |
| Tópicos | Apoiar o ensino e aprendizado sobre o Sistema Imunológico no Ensino Fundamental II, com foco nas células de defesa do corpo. A proposta surgiu a partir da pandemia de SARS-COV-2 e buscou tornar o tema, complexo para os estudantes, mais acessível. O jogo, gratuito e disponível para Android e IOS, simula o funcionamento do sistema imunológico, onde o jogador posiciona células de defesa para combater invasores como vírus e bactérias. Com 20 níveis, o jogo aborda diferentes órgãos (pele, pulmão, intestino, etc.), permitindo aos alunos visualizar de forma interativa como o sistema imunológico age. Alinhado à BNCC de Ciências, o jogo ajuda a entender o funcionamento do corpo humano, utilizando uma abordagem pedagógica de Gasparin (2005) para promover uma aprendizagem ativa e significativa. |
| Licença | free to play |
| Interação | Single Player |
| Idioma | Português |
| Plataforma | Android, iOS; Tablets / Smartphone; |
| Característica | Não Informado |
| Definição | Não Informado |
| Tipo | O jogo não foi avaliado, ele foi utilizado como instrumento lúdico para demonstração dos conceitos debatidos em sala de aula. |
| Método de Análise de Dados | Aula com professor utilizando o método da didática histórico-crítica de Gasparin (2015). |
| Instrumento de Coleta de Dados | Aula em sala de aula com professor utilizando o método da didática histórico-crítica de Gasparin (2015). |
| Sujeitos | Alunos do ensino fundamental 2 |
| Autor | WATANABE, Alessandra Izumi Kinjo |
| Organização | Manifesto Games |
| Universidade | UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
| País | Brasil |